Ansiedade

Os transtornos relacionados à ansiedade são comumente caracterizados pela emoção do medo e pelo sentimento de insegurança. Estão frequentemente relacionados à preocupação exagerada com o futuro, ao julgamento que o indivíduo pode sofrer de outras pessoas, ou mesmo ao risco de que venha a contrair ou ser diagnosticado com doenças. Além disso, o transtorno de ansiedade também pode gerar pensamentos negativos, autocrítica excessiva, dificuldade de concentração, sentimentos de falta de controle e imprevisibilidade.  

Semelhante ao transtorno do pânico, os transtornos de ansiedade podem ter como sintomas fisiológicos a aceleração do ritmo cardíaco, sudorese, falta de ar e insônia. Se não for tratado, o transtorno de ansiedade pode gerar esgotamento mental e físico, evoluindo para o quadro de depressão.  

O tratamento mais indicado para essa categoria de transtorno pode depender do nível de ansiedade apresentado. Em todos os casos, a terapia cognitivo comportamental é a que apresenta os melhores resultados. Por meio dela, conseguimos trabalhar tanto no nível de reconhecimento e de regulação emocional, quanto no nível de pensamentos e visões distorcidas sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro. 

Ao superar a ansiedade, a pessoa se tornará mais funcional e terá um melhor desempenho para com as contingências da sua vida, recuperando, assim, o seu bem-estar psicológico.